quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Hora de falar dos exóticos duelos da charmosa Copa da Inglaterra
A 135ª edição da Copa da Inglaterra (FA Cup) chegou à sua terceira fase eliminatória. Após as fases preliminares, com a presença de clubes até do 10º nível do futebol inglês, a competição afunila com o ingresso dos 20 clubes da Premier League e os 24 da Championship (2ª Divisão), que se juntam aos 20 sobreviventes do Qualifying. A presença de 736 clubes proporciona encontros inusitados.
O primeiro dos 32 jogos agendados para este final de semana será entre o Exeter City e o Liverpool. E sim, este modesto clube é aquele que em 21 de julho de 1914 foi o primeiro adversário da Seleção Brasileira. Os Grecians são orgulhos pelo feito, mas, jamais esteve perto de disputar a primeira divisão britânica. Mesmo flutuando entre divisões de conferências e a Football League (da 2ª à 4ª divisão), o Exeter tem em sua galeria de diretores honorários o falecido cantor Michael Jackson e um dos integrantes do Coldplay, Chris Martin!
A TABELA DA TERCEIRA FASE DA FA CUP
Com ou sem fãs famosos, o interessante será ver o St James Park (xará do estádio do Newcastle) recebendo o segundo maior campeão inglês em um daqueles duelos que só a FA Cup pode proporcionar. Quer um parâmetro? É uma espécie de Corinthians x Ypiranga-BA. O segundo mais antigo clube da Bahia, mas que há anos vive no ostracismo, diante de uma das principais potências do país.
Por que não usei um Villa Nova-MG como exemplo? Apesar do clube mineiro ser antigo e tradicional, possui chances de disputar a Copa do Brasil por estar na elite estadual. Aliás, recentemente esteve na competição que possui vaga para quase 90 clubes. Mas, não 736, como na Inglaterra.
Enfim, prosseguindo com a FA Cup, no sábado rolará mais 26 pelejas. Há confrontos ‘de primeira’, do naipe de Southampton x Crystal Palace, Watford x Newcastle e Arsenal x Sunderland. Como o sorteio do mata-mata não possui travas, o encontro de divisões é bem aleatório, sem benefício para os clubes mais tradicionais (falarei mais sobre isso mais abaixo).
Enfim, o sábado ainda reserva um encontro entre dois integrantes da área de classificação aos play-offs da Championship. Hull City e Brighton & Hove Albion, respectivamente terceiro e quarto colocado na Segundona Inglesa, se enfrentam em Kingston-Upon-Hull. Outro ‘pega’ quente entre escudos da Championship será no Riverside Stadium, que abrigará o duelo do Middelsbrough (líder com 52 pontos) diante do Bunrley, quinto colocado, com 42.
Pegamos o elevador em descida e chegamos ao lanterna Bolton. Isso, o Bolton é o lanterna da Segundona e tem na FA Cup a chance de retormar a confiança na temporada. Ou de estragar tudo de uma vez. Os Wanderers, figuras carimbadas na Premier League, vive uma crise sem fim e comanda a rabeira da Championship. Na teoria, o ex-clube do brasileiro Wellington Silva, ex-promessa do Fluminense, enfrentará o Eastleigh.
Os Spitfires (como não se lembrar de Marcelinho Spitfire hein?) jogam a National League, uma espécie de quinta divisão. O modesto clube do Sudeste da Inglaterra manda seus jogos no Ten Acres, estádio com capacidade para 5.192 torcedores. Pois é, o Silverlake Stadium, como também é conhecido, pode sediar um jogo da FA Cup. Poderia estar enfrentando ali o Chelsea. Ou o United. E a Federação Paulista exige do Atibaia uma capacidade para 15 mil torcedores para a Série A2. O Falcão perdeu uma acesso devido à ganância da FPF.
Já os Spitfires assistirão a um dos jogos mais importantes de seus 70 anos de história. Pela primeira vez o Eastleigh jogará a terceira fase eliminatória. Os Spitfires eliminaram equipes de níveis maiores, como o Crewe Alexandra, da 3ª Divisão e o surpreendente Stourbridge, que quase pôs a sétima divisão na atual fase. Mágico! De quebra, ao voltar a falar do Bolton, o duelo épico para a cidade ganha proporções ainda maiores ao lembrarmos do status dos Wanderers na FA Cup. O ex-clube da lenda Jay-Jay Okocha foi campeão quatro vezes da competição. Foi ainda vice-campeão três vezes e semifinalistas em sete oportunidades, sendo a última em 2011. Ou seja, apesar da péssima fase, não pode ter suas tradições ignoradas. Ainda mais em Eastleigh.
Já chegando ao domingo (10), mais cinco jogos fecham a fase. Tem desde um empolgante Carlisle United x Yeovil Town, ambos da Leageu Two (4ª Divisão), até o pomposo Tottenham x Leicester, em Londres. Este é o único duelo entre equipes da parte de cima da tabela da Premier League. Jogo para testar a boa fase de Spurs e Foxes. E o Scunthorpe United, da League One (3ª Divisão), vai a Londres enfrentar o poderoso Chelsea. Diversão garantida para as manhãs e tardes do final de semana dos boleiros!
0 comentários:
Postar um comentário