terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Opinião: As caras novas do Mogi Mirim

Por João Gonçalves | Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Andei um pouco afastado dos posts sobre o Mogi Mirim desde Dezembro do ano passado. Era quase impossível falar do time, do planejamento, da montagem do elenco, das expectativas para a temporada. Em dado momento, foi possível até temer pela participação da equipe no Paulistão. É presidente entrando, presidente saindo, liminar pra cá, liminar pra lá e muitas, muitas dúvidas mesmo, sobre as reais intenções dos mandatários. Aí não cabem especulações. Cabem fatos.

Quando os tiver, certamente aqui postarei. Embora existam outras pessoas que acompanhem mais que eu os bastidores do clube, principalmente o titular deste blog que insiste em permitir que junte minhas letras neste espaço, que, aliás, está de cara nova. Então, vamos deixar de delongas e falar de bola. Atrasado, como já admitiu o treinador Toninho Cecílio, o Mogi vai aos poucos apresentando suas novidades para 2016.

Baseadas em um único consenso. O seu comandante de campo. O único que mandou no Sapo nos últimos 40 dias. Cecílio é oriundo de uma data onde Luiz Henrique de Oliveira e Victor Manuel Simões dialogavam e não tinham a confiança mútua abalada. Pelo menos, publicamente. Fora de campo, o ex zagueiro palmeirense da década de noventa ganhou holofote como diretor de futebol do Palestra.

Em 2007, mesmo num momento de grande dificuldade financeira do clube verde e branco ele conseguiu montar um time competitivo que foi campeão paulista em 2008 e quinto colocado do Brasileiro do mesmo ano. É essa habilidade e experiência que parecem estar sendo usadas na montagem do elenco do Sapo.

No início dessa semana foram anunciados mais três reforços e nessa terça feira 5. Alguém com vocação de homem gol foi confirmado. Bruno Mineiro foi revelado no Rio Branco de Andradas em 2007, mas ganhou notoriedade e se tornou ídolo de um clube grande no Atlético Paranaense em 2010 quando foi artilheiro do estadual. Em 2012, defendendo a Lusa fez 14 gols no brasileirão e foi terceiro colocado na artilharia. É verdade, Bruno pode não ter entregue tudo o que se esperava dele no início de carreira, mas é muito bom cabeceador e preparador de jogadas fazendo o papel de pivô.

O trio de nomes da segunda leva de contratação é menos badalado, mas é fruto de boa observação de mercado. O zagueiro Gabriel Dias, tem a base toda feita no Palmeiras onde teve algumas oportunidades no profissional. Rápido e com qualidade de saída de bola, na opinião deste que vos fala chega para ser titular. O volante Neto foi titular do Luverdense durante a série B 2015.

Marcador com boa pegada e alguma saída pode ser um nome para substituir e bem o respeitado Magal no coração do torcedor. Mas, quando se fala de talento, de inventividade, de drible, nenhum reforço anunciado até agora promete mais do que Jean Deretti. Revelado pelo Figueirense em 2012, o meia ainda não explodiu como muitos esperavam. Mas teve boa passagem pelo Grêmio em 2014 e certamente pode desabrochar no Mogi. Eu aposto minhas fichas.

Antes desses outros bons reforços haviam sido anunciados. O zagueiro Leandro Amaro ex Palmeiras, o volante Josa, campeão paulista pelo Ituano e o meia Diego Lorenzi ex Criciúma, que também me parecem boas peças. Além da renovação do ótimo Bruno Veiga. Mas questiono algumas coisas. No gol o Mogi apresenta um garoto desconhecido vindo do Rio Preto de nome Gustavo e renova com o conhecidíssimo Mauro. Sei que ele é adorado por muitos, mas não renovaria seu vínculo. Com sérios problemas físicos não atinge mais a regularidade necessária para o Paulistão. O outro recém chegado é Adriano Alves, ex Oeste e ABC, mas este eu não chamaria de reforço.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top