O gol deu clarividência à elegância de seu futebol. Ele avançou pela direita e com um leve ameaço de chute pôs na dança zagueiro e goleiro e depois, de canhota, colocou seu nome na rede. O Athletic, aliás, não vive apenas de Beñat e contra o Celta teve Munian e Iraola inspirados também. O resultado deixou o clube basco em quinto lugar com nove pontos, apenas um a menos que Villarreal e Real Madrid.
E em Castellón de la Plana os dois terceiros colocados protagonizaram uma bela jornada. No Real Madrid o principal destaque foi a estreia do ataque de R$ 500 milhões. Gareth Bale, o galês de R$ 300 mi fez seu primeiro jogo como blanco e já deixou seu gol. Já Cristiano Ronaldo, ainda estrela maior da companhia, marcou o outro gol. O problema é que o Villarreal, que na temporada passada esteve na Liga Adelante (2ª Divisão), voltou com muita gana em 2013/2014. O time dirigido por Marcelino Garcia Toral marcou com Cani e Giovanni dos Santos e selou o primeiro tropeço merengue no Espanhol.
Quem ainda não dá brechas ao azar é o Barcelona. Os culés até cochilaram ao ceder um 2 a 2 ao Sevilla após largar com dois de vantagem no Camp Nou, mas o trio Neymar, Fábregas e Messi está irresistível. Há sempre um espaço para um dos três pilares ofensivos do Barça de Martino e Neymar, outra estrela da rodada, está cada vez mais familiarizado com o tiki-taka. No segundo gol blaugrana ele recebeu pela esquerda e agilmente serviu Messi na área. Na comemoração novo “dedinho apontado” para o brasileiro. Só falta Messi surgir com o tosco “É tóiss”.
Para aumentar a empolgação catalã com Nemar, o camisa 11 começou a abusar do repertório de dribles e em um “tacón” espetacular sobre Coke levou a torcida no Camp Nou à loucura. O mesmo Coke teve uma vingança particular ao empatar o jogo aos 45 do segundo tempo, mas Alexis Sanchez, tratou de virar o jogo aos 49! Sanchez, aliás, parece estar estimulado pela chegada de Neymar e voltando ao bom futebol dos tempos de Udinese.
A 4ª rodada ainda teve nova vitória do Atlético de Madrid. Os colchoneros seguem com 100% de aproveitamento e lideram La Liga ao lado do Barça. David Villa, Diego Costa, Tiago e Koke fizeram os gols na vitória de 4 a 2, em casa, sobre o Almería. Outro detentor de boa campanha é o Espanyol, que venceu o Granada por 1 a 0 no estádio Nuevo Los Cármenes e chegou à sexta posição com seis pontos.
Rápidas
# A GOLEADA – O Málaga não começou bem o Espanhol, mas na 4ª rodada chegou à primeira vitória em grande estilo. Venceu o Rayo Vallecano por 5 a 0 no estádio La Rosaleda, em Málaga, na maior goleada da rodada. El Hamdaoui, com um triplete, foi a estrela e Portillo e Eliseu fecharam a conta.# A TIRIÇA – Quatro jogos e apenas uma vitória. Esta é a campanha do Valencia na Liga BBVA e que faz do clube apenas o 16º colocada na classificação com quatro pontos. Antes tidos como terceira força do país, os Che parecem em queda livre e precisam abrir os olhos para não ficar fora das competições continentais em 2014/2015. Na 4ª rodada, a derrota foi para o Real Bétis por 3 a 1. Sevilla, que leva o nome da cidade sede do Bétis e do maior rival, fez dois gols e Molina completou a vitória.