terça-feira, 4 de março de 2014

Raio-x da 26ª rodada do Italiano: Objetivos quase sacramentados

Se há uma liga em que praticamente todos os caminhos estão preenchidos é o Campeonato Italiano. O título já é da Juventus. A Vecchia Signora pode comemorar seu 29º Scudetto e preparar a festa em Turim não é sinal de arrogância e sim, a chance de ganhar um desconto na compra de macarrão, queijo e vinho. Com 69 pontos, a Juve está 11 a frente da vice-líder Roma. A vantagem foi ampliada no último final de semana, quando os bianconeri não tomaram conhecimento do Milan. Em pleno estádio San Siro, Llorente e Tevez provaram ser a melhor dupla de ataque da Velha Bota. A Juventus soma agora 18 jogos de invencibilidade e será coroada ao final da competição com mais um troféu em sua vasta coleção.

Abaixo, a Roma empatou em 0 a 0 com a Internazionale e foi a 58 pontos. Com um jogo a menos (enfrentará o Parma, em casa), os Giallorossi tem grande chance de ampliar a vantagem para o Napoli em nove pontos. A dilatada diferença vai garantindo, a cada rodada, a volta da Roma à Liga dos Campeões da Europa. E como a Itália piora ano após ano seu ranqueamento na UEFA, o terceiro lugar garantirá mais uma vez apenas um lugar nos playoff's da Champions League. E está condição atual está na mão do Napoli, grande decepção da temporada.

Pelo elenco montado após a venda de Cavani, a tendência era termos um Napoli pronto para incomodar a Juventus. Porém, após empatar com o 18º colocado Livorno, os partenopeis mostraram que a vaguinha na fase eliminatória da próxima Champions League está de bom tamanho. Com 52 pontos, a equipe Azzurra caminha para sua quarta participação na Liga dos Campeões. No final de semana, o péssimo empate ainda teve rescaldo positivo, já que a derrota da Fiorentina para a Lazio por 1 a 0 (em casa), aumentou para sete pontos diferença napolitana sobre a Viola.
O tropeço manteve o time de Florença focado apenas na Liga Europa. E olha que a vaga pode vir em outra briga com o Napoli. No dia 3 de maio, os clubes decidirão a Coppa Italia. O campeão disputará o qualified da Liga Europa. O interessante é que, com Napoli e Fiorentina na parte alta da tabela, o título da Coppa abrirá a briga por duas e não apenas uma vaga entre Internazionale (41 pontos), Parma (40), Hellas Verona (40), Lazio (38), Torino (36), Milan (35) e Genoa (35). Eis a principal briga do Italiano. A rebarba europeia. 

Por falar em sobra, outra disputa que ainda tem certo brilho é contra o descenso. O caçulinha Sassuolo é o lanterna com 17 pontos e após perder para o Parma chegou a sete jogos sem vencer. O resultado obrigou a diretoria do atual campeão da Serie B a demitir Alberto Malesani e recontratar Di Francesco, técnico do acesso conquistado em 2012/2013. O vice-lanterna é o Catania, com 19 pontos e a zona de rebaixamento é preenchida pelo Livorno, com 21. Bologna (22) e Chievo (21) também disputam ferro a ferro para escapar da guilhotina.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top