terça-feira, 4 de março de 2014

Raio-x da 28ª rodada do Inglês: Ascensão e queda pintada de vermelho

A briga pelo título inglês está muito legal. Sem o chato monopólio do United (à deriva no primeiro ano sem Alex Ferguson após 26 temporadas), a disputa ganhou concorrentes há muito inimagináveis. Arsenal e Liverpool se uniram a Chelsea e Manchester City. Os bilionários azuis vêem nos rivais vermelhos as pedras para herdar a taça que hoje está em Old Trafford.

E após a 28ª rodada, os Reds são quem parecem mais prontos para importunar Blues e Citiziens. O Liverpool fez 3 a 0 no bom Southampton. Vitória impiedosa, construída com gols de Suarez, Sterling e Gerrard. O time de Brendam Rodgers está cada vez mais encorpado e agora com 59 pontos galga, sim, o fim da seca na Terra da Rainha. Desde 1990 o Liverpool não vence o Campeonato Inglês. E claro, como a Premier League foi fundada em 1992, a busca é por um inédito título na era moderna do futebol britânico.

O problema para os Reds é derrubar a linha constante do Chelsea. Sob o comando de José Mourinho, os Blues caminham para mais uma conquista nacional. Os londrinos tem 63 pontos e no sábado venceram (com dificuldades) o Fulham. O grande rival do leste da capital inglesa é o lanterna, com 21 pontos e caminha para voltar à Championship. Já o Manchester City folgou na rodada e conquistou o título da Copa da Liga Inglesa. Com 57 pontos, porém, dois jogos a menos que os rivais, os Citiziens seguem na briga pela Premier League.

Quem parece estar com o samba atravessado é o Arsenal. Enquanto vê a ascensão do Liverpool, os Gunners seguem em queda. No sábado, o time de Arsene Wenger perdeu por 1 a 0 para o Stoke City, fora de casa. Apesar de ter a mesma pontuação dos Reds (59), a fase decadente indica que a vaga direta na Liga dos Campeões já está de bom tamanho. Por falar em vaga continental, o Tottenham manteve o sonho de voltar à Champions League ao vencer o Cardiff City por 1 a 0. Roberto Soldado acabou com um jejum de quase três meses e garantiu a vitória dos Spurs.

Com 53 pontos (seis a menos que Arsenal e Liverpool), o clube no norte de Londres vai precisar de muita regularidade (o que não tem ocorrido até aqui), para pleitear um lugar na próxima Liga dos Campeões. A 28ª rodada ainda teve mais uma vitória do Everton (agora sobre o tranquilo West Ham) e a goleada do Newcastle por 4 a 1 sobr eo Hull City, quebrando a ascensão dos Tigers na tabela. Por falar em subida, o Aston Villa aplicou 4 a 1 no Norwich e a vitória em Birmingham alçou os Villans à 11ª posição, agora com 31 pontos. Na briga contra a foice, azar dos Canários, que com 28 pontos, se aproximaram da zona indesejada.
Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top