domingo, 22 de março de 2015

Balanço da A3: Como foi a minimalista e reveladora 13ª rodada

Desde que a Série A3 começou, no último dia de janeiro, apenas duas vezes houve folga geral no meio da semana. Com tantos jogos encarreados, a primeira fase já está chegando ao fim quase que de forma sorrateira. Restam apenas seis jogos para que sejam definidos os oito classificados e os quatro rebaixados. Entre sábado (21) e domingo (22), a 13ª rodada mostrou um esboço do desenho que será apresentado apenas no dia 19 de abril.

Juventus e Internacional venceram mais uma vez e parecem donos de duas das oito vagas. Atibaia e Votuporanguense, apesar das derrotas, também possuem gás suficiente para confirmarem a qualificação. Insisto que é teoria, pois o campeonato exibe uma faceta instável, mas deixarei por um instante o muretismo para dizer que há apenas quatro assentos disponíveis e 14 candidatos. Do esboço apresentado pela 13ª rodada, o que mais impressiona é a mutação da classificação.

Há duas rodadas, o São José estava na zona de rebaixamento e após duas vitórias (sendo uma delas no forte Votuporanguense) chegou a dormir no G8 entre sábado e domingo. Como então descartar que Tupã e Rio Preto, hoje no Z4 e a Esportiva Itapirense, que saiu neste final de semana, estejam no G8 ao final das 19 rodadas. A diferença do Tupã, hoje 18º, para o São José dos Campos, último na área de classificação é de sete pontos. E restam 18 em jogo.

Em uma linha um pouco mais conservadora, descarto apenas Tupã e Rio Preto da briga. A Esportiva Itapirense, mesmo com 15 pontos (cinco atrás do G4), entra na lista devido à sua tabela. Os dois últimos jogos serão contra Francana (fora) e Santacruzense (casa), que a cada rodada demonstram um forte indício de que chegarão rebaixados em meados de abril. Como recebe Rio Preto e Nacional em casa e como visitante faz confrontos diretos com Sertãozinho e Flamengo, não dá para descartar os itapirenses desta briga. Outro bom motivo foi a exibição de sábado, quando a Vermelhinha venceu o Atibaia por 1 a 0 no Chico Vieira, partida que está melhor detalhada neste post.
CURIOSIDADE - A 13ª rodada teve apenas dois empates e ambos foram por 1 a 1 (Rio Preto x Taubaté e Sertãozinho x Juventus). Nas oito vitórias registradas, nenhuma ultrapassou a margem mínima de um gol. Foram quatro '1 a 0' e quatro '2 a 1'.
Subindo a tabela, encontramos com a mesma pontuação que a Itapirense o Cotia, símbolo do passeio de elevador que é esta Série A3. Após cinco vitórias seguidas o clube da Grande São Paulo perdeu três em série e de namorado do G8 passou a flertar com a degola. Também em baixa, o Flamengo chegou a três jogos sem vencer ao perder por 2 a 1 para a Internacional, em Guarulhos.

A Inter, por outro lado, ganhou a segunda seguida após perder duas em sequência. Com 25 pontos o Leão ultrapassou os derrotados Atibaia e Votuporanguense e encurtou a distância para o Juventus, único time a sua frente. O Moleque Travesso tem 26 pontos por culpa de Ray, que deu ao Sertãozinho o empate em 1 a 1 após Léo por o clube grená em vantagem no Frederico Dalmaso.

O Sertãozinho com 20 pontos divide a sexta posição com três clubes que venceram clubes do Z4 nesta rodada: Grêmio Osasco, São José dos Campos e Barretos. O Touro dos Canaviais é o sétimo pelos critérios de desempate, enquanto o Touro do Vale está fora do G4 pelo mesmo prisma. Apesar de não ter entrado na zona de classificação, o Barretos venceu o Francana e cumpriu a obrigação de conquistar três pontos diante da única agremiação que ainda não venceu na A3.
CURIOSIDADE - Internacional e São José foram os únicos a vencerem como visitantes, ao baterem, respectivamente, Flamengo e Santacruzense, por consequência, únicos anfitriões superados na 13ª rodada
Com cinco pontos a mais que a Veterana, a Santacruzense chegou a quatro jogos de jejum ao perder por 1 a 0, em casa, para o São José dos Campos, atual oitavo colocado. Já no Rochdale, em Osasco, o GEO fez 2 a 1 no Tupã, se manteve na sexta posição e impediu que o Indião deixasse a zona de rebaixamento.

A escapada seria possível pois o Rio Preto apenas empatou com o Taubaté em 1 a 1 na tarde sábado. Resultado ruim para os dois, já que o Burro da Central mais uma vez deixou o G8. O Taubaté divide a 10ª posição ao lado do rival São José, acompanhados de perto por Nacional e Grêmio Barueri, clubes que tiveram destinos distintos no sabadão.

Enquanto o Abelha venceu por 1 a 0 em Barueri e se estabeleceu na linha mais bipolar da tabela (está a três pontos da classificação, mas também a três do descenso). O gol de Pato levou o Barueri a 17 pontos, apenas um a menos que o Nacional, que perdeu para o Primavera graças ao gol de Lucas Limão, aos 44 do segundo tempo do tenso jogo em Indaiatuba.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top