quinta-feira, 19 de março de 2015

Giro alternativo: A parada hoje é na segunda divisão inglesa

Muitos amigos sabem do meu apreço por ligas um tanto quanto alternativas. Há quem sempre me lembre do que acontece no Leste Europeu, um terreno maravilhoso para explorar histórias que vão além das quatro linhas. Mas creio que nenhum lugar me atrai mais que a Inglaterra.

Além do sonho de um dia morar por lá, penso que não há país melhor (com exceção do Brasil, lógico) para respirar futebol. Além do futebol, or football, ter nascido em solo britânico, eles sabem muito bem cuidar da criança. Tanto que não é apenas a glamourosa Premier League que entrar no meu radar. As divisões de acesso também são de primeira. A melhor delas, of course, é a Championship, a série mais próxima da elite.

Para abrir a seção do Blog sobre futebol alternativo, falar da Segunda Divisão inglesa é uma grande jogada nesta estreia. A Championship já teve 38 rodadas. São 24 clubes, ou seja, restam apenas oito jogos para cada clube conhecer seu destino. Reading e Birmingham, são os únicos com 37 partidas e o encontro entre eles equilibrará a balança apenas no dia 22 de abril. Mas não é uma dor de dente. Royals e Blues estão na área central da tabela, não cairão para a League Onde. Nem subirão para a Premier League.

Entre os que já viveram 38 apitos finais, dois lideram a competição com 72 pontos cada. Watford e Middlesbrough estariam hoje garantidos, diretamente, na primeira divisão. O regulamento da Championship é, há alguns anos, bem simples. Os dois primeiros sobem. Entre os quatro clubes seguintes, um playoff determina o terceiro ocupante do acesso. O terceiro enfrenta o sexto e o quarto duela com o quinto. Os ganhadores decidem em dois jogos quem sobe para a Premier League.

Hoje, Bournemouth, Norwich, Derby County e Brendtford ocupam estas posições. O Ipswich, a um ponto da zona de classificação, é a principal ameaça. Além do Wolverhampton, que está a três. Nesta quarta-feira (18), o Nottingham Forest venceu o Rotherham por 2 a 0 no City Ground, em Nottingham e chegou a 57 pontos. São oito em relação ao Brendtford e o acesso é um furto incapaz até para Robin Hood, mascote dos Foresters.



Ainda na quarta, o Leeds, na faixa intermediária, fez 3 a 0 no Fulham e impediu uma fuga mai sampla dos Cottergers em relação à área de descenso. Os londrinos tem 40 pontos, seis a mais que o Wigan, primeiro dentro do Z3. Millwall (32) e o já condenado Blackpool (22) completam a parte baixa da tabela. Mas vamos pegar o elevador e falar da luta lá no alto. A 39ª rodada será aberta nesta sexta--feira (20), com Wolverhampton x Derby County.


Os Rams tem 65 pontos e uma vitória praticamente tira os Wolves do caminho, já que a diferença atual é de cinco pontos. Mas falando em diferença, os dois pontos que segregam Bournemouth e Middlesbrough serão colocados a prova no sábado (21). A partir das 9h15 (Brasília), os Cherries recebem os Boros no Dean Court com a chance de, há sete rodadas, entrar na zona de classificação direta para a Premier League.

O Boscombe, como também é conhecido, tem 70 pontos contra 72 do Middlesbrough. E se o ex-time do brasileiro Juninho Paulista já passou tantas temporadas na primeira divisão, o Bournemouth jamais esteve lá. Em sua melhor fase, com Harry Redknapp, foi campeão da terceira divisão em 1987/1988.

Depois, até chegou a disputar a 'segundona', mas desde 2004/2005, quando houve uma mudança nos nomes das séries de acesso, os Cherries apenas disputaram a League One (terceira) e até a League Two) e só na temporada 2013/2014 foi a participar da segunda divisão (a Championship). Agora, a dois pontos do primeiro lugar, o Bournemouth pode escrever mais um daqueles capítulos que os 'xonados' em futebol tanto gostam.



E TEM MAIS

O líder da Championship é o Watford, clube que já foi presidido pelo cantor Elton John. Com 72 pontos, os Hornets enfrentam o Ipswich às 12h00 de sábado (21). No memso horário, o Wigan enfrenta o Bolton. A história dos Latics assusta. Um dos raros clubes que jamais havia sido rebaixado na Premier League, o Wigan Athletic caiu na temporada 2012/2013 simultaneamente à conquista de sua grande taça, a da Copa da Inglaterra (sobre o poderoso Manchester City).

Não subiu em 2013/2014 e agora está fadado ao rebaixamento para a League One. 34 pontos, os Latics estão a seis da área de escape e enfrentam um Bolton que, com 44 pontos, ainda olha com receio para o Z3.

Os demais jogos da Championship, você confere nas tabelas abaixo.

Football results provided by whatsthescore.com


Standings provided by whatsthescore.com

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top