sexta-feira, 11 de março de 2016

Comercial x Esportiva: Protesto, mudanças e confronto direto

Enquanto não define se contratará um novo técnico ou se manterá Paulinho Ceará como um 'interino-efetivo', a Esportiva Itapirense tem compromisso decisivo neste final de semana. Um duelo que passou por mudanças devido à crise no Planalto! Até quinta-feira (10) a tabela da FPF indicava uma situação inusitada. Dois jogos na mesma cidade e no mesmo horário. Assim como São Paulo, Limeira, São José dos Campos e Campinas, Ribeirão Preto também sedia pelo menos duas agremiações da Primeira Divisão paulista. Assim, as tabela sempre são confeccionadas sem o conflito de datas. Se a Inter joga na quarta em Limeira, o Independente joga na quinta e por aí vai. 

Durante a semana, porém, Comercial x Esportiva Itapirense e Botafogo x Corinthians estavam agendadas para o mesmo dia e local. Oficialmente a situação já havia sido aparada no dia 8, segundo informação publicada nesta sexta (11) no site da FPF. O duelo da Vermelhinha, antes marcado para domingo, foi antecipado para as 16h00 deste sábado (12). A mudança tem origem nos protestos contra o governo agendados para este domingo em São Paulo, movimento que resultou em alteração do clássico São Paulo x Palmeiras das 16h00 para as 11h00 e da realocação de Botafogo x Corinthians de sábado para domingo para atender a grade da TV.

Mudanças na agenda explicadas, vamos à bola. Comercial e Esportiva se reencontrarão após seis temporadas. Na quinta rodada da A3 de 2010 o Bafo venceu a Vermelhinha por 2 a 1 no Chico Vieira. Ricardinho marcou o gol itapirense, mas o zagueiro Edson Batatais e o atacante Zumbi decretaram a virada comercialina. O resultado culminou na demissão do técnico Élcio Minelli e Paulinho Maclaren foi contratado em seu lugar. Agora, o encontro entre as equipes marca a reestreia de outro Paulinho. Após o desligamento de Claudemir Peixoto, ocorrido nesta quinta (10), a diretoria confirmou Paulinho Ceará no comando técnico. O discurso é de que outro comandante vem por aí, mas, de qualquer modo, esta será a sexta passagem do treinador pela Itapirense.



Ceará foi o técnico dos acessos em 2007 (para a A3) e 2013 (para a A2) e também do rebaixamento em 2014 (para a A3). Seu último trabalho no clube foi, inclusive, na A2 de 2014. Já na Série A3 são duas passagens. Na estreia do clube nesta série, em 2008, Ceará comandou a equipe em 19 jogos, conquistou cinco vitórias, oito empates e sofreu seis derrotas. Já na campanha do acesso substituiu João Batista após a 12ª rodada, ficou 13 partidas, venceu seis, empatou quatro e perdeu três vezes. Sob seu comando a Esportiva já marcou 45 gols e sofreu 41, um saldo positivo de quatro gols. O aproveitamento do treinador apenas em jogos da A3 é de 46,87%. Ceará é ainda o técnico que mais comandou a Vermelhinha na competição, com 32 jogos. Claudemir Peixoto (26), Lelo (19), Paulinho Maclaren (17) e Jenildo Cavalcante (15) completam o ‘Top 5’.

LEIA TAMBÉM: A força de Paulinho Ceará na Esportiva Itapirense


O JOGO – A Esportiva Itapirense soma 15 pontos e está na 11ª posição.
Um degrau abaixo está o Comercial, com 14 pontos. Para o confronto direto no Palma Travassos a Vermelhinha terá o retorno do lateral Kellyton. Vice-artilheiro com três gols, o itapirense cumpriu suspensão automática diante do Flamengo, em Guarulhos. Por outro lado, o meia Jackson, expulso no Ninho do Corvo, está fora da partida. A Esportiva convive com a falta de um elenco volumoso, já que a diretoria não conseguiu relacionar oito jogadores no último dia determinado pela FPF. Os atletas assinaram contrato, apareceram no BID da CBF, mas o clube não cumpriu o prazo legal. O plantel tem apenas 20 jogadores. Já o Comercial não contará com o volante Diego Maragon, que cumprirá suspensão automática.

A campanha do Comercial demonstra a inconsistência padrão dos times desta Série A3. O Bafo não venceu nos três primeiros jogos e chegou a sofrer com o baixo número de atletas inscritos, como a Esportiva. Na sequência emendou três vitórias seguidas, porém, contra os atuais três últimos times da tabela (Primavera, Fernandópolis e Grêmio Barueri). Desde então fez seis jogos e só venceu um. Mais um vez a vítima foi um time da zona da degola: 5 a 1 no Guaratinguetá. Nos dois últimos jogos perdeu por 4 a 1 para a Inter de Limeira e 4 a 0 para o Sertãozinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top